Com certeza você conhece alguém que tem hábito de ranger os dentes, ou apertá-los de maneira muito forte, ou então aqueles desagradáveis estalos ao abrir e fechar a boca. Essa pessoa provavelmente sofre de um problema conhecido como Disfunção da Articulação Temporomandibular, ou simplesmente DTM. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

O tratamento dessa patologia deve ser realizado, muitas vezes de forma multidisciplinar, com abordagens de tratamento odontológico, de fisioterapia e às vezes de psicologia também. Uma das principais causas da Disfunção da ATM é a Maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), e um dos causadores pode ser o stress, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou colaborar no seu aparecimento.

Para que se tenha ideia sobre a importância do tratamento de Disfunção da ATM e desta patologia, cerca de 50% dos casos de cefaleia (dor de cabeça) crônica são provenientes desta patologia.

Uma consulta para diagnosticar do problema é essencial para um correto tratamento.